1 de março de 2013

A maternidade tira, mas a maternidade também dá


A maternidade tira-nos as maminhas tal como um dia as conhecemos, tira-nos cabelo, horas de sono, tempo, juventude, tempo para namorar, beleza, etc.
Mas a maternidade também dá . 
Para além de olheiras, dá-nos uma capacidade extra de resolver praticamente tudo, dá-nos força extra, força física e emocional, dá-nos uma nova capacidade de intergair com os outros, de superar e fazer.
Pelo menos a mim deu-me, sinto um novo à vontade  e uma nova empatia com as pessoas (isto parece um bocado estúpido , lamechas e cliché mas é mesmo o que eu sinto!) ,  eu sempre fui uma pessoa muito descontraída,   mas sinto que agora sou muito mais.
Dá-nos um sorriso maior, às vezes sinto-me radiante de tão contente que estou por ter o M comigo de olhar para ele e cada dia que passa sentir que o amor se multiplica, que cresce  e me ocupa por dentro.
Não sou hipócrita e também digo que a maternidade às vezes nos transforma em loucas por uns momentos, ainda esta semana era ver-me a dar murros na parede de tantos nervos e raiva porque o M. chorava a plenos pulmões sem eu perceber o porquê! Nestas alturas sinto-me péssima, a pior mãe do mundo, às vezes choro e fico de rastos.
Mas depois o M. sorri para mim e tudo volta ao normal, a loucura temporária passa e sinto-me uma sortuda e encho-o de mimos e de beijos.
A maternidade faz-nos querer ser melhores, eu fiquei mais condescendente e mais humana.
Quando o M. nasceu um amigo enviou um mail de parabéns, o R. respondeu que estava muito contente e que se sentia longe do mundo, ao que ele respondeu: Não , é precisamente o contrário agora estás mais perto do mundo!
E é verdade.
T

Sem comentários:

Enviar um comentário