21 de setembro de 2012

32 semanas


Hoje fazemos 32 semanas.
Oi!?
Já não consigo dizer mais que este tempo de gravidez passa muiiiiito rápido =)
OK, 32 SEMANAS!
Ainda estou óptima, um pouco mais lenta a andar, canso-me com mais facilidade, mas estou óptima, costumo dormir bem ( excepto esta semana que tive uns dias tramados), como bem já sem aquela fome devoradora, ando bem humorada, estou positiva em relação ao parto e em relação à amamentação.
Este fds vamos tentar acabar de arrumar o quarto do M. está quase, quase e fazer as malas da maternidade, para a semana vamos começar a lavar a roupa e tirar as etiquetas.

Ontem foi dia de curso, falámos imenso sobre a epidural:
Diferenças entre epidural parto normal / cesariana.
Como é dada, quais as posições, o que poderemos sentir ao longo do processo.
Dura cerca de 1h30 / 2h e vai sendo o reforça à medida que o processo se vai desenvolvendo.
Pode ser dada a partir dos 2 / 3 dedos de dilatação, a partir dos 8 dedos de dilatação pode já não ser administrada.

Também fizemos alguns exercícios práticos de respiração, a próxima aula será sobre amamentação.
Na respiração é muito importante fazer a força no sítio certo e lembrar:
Inspirar
Fechar a boca
Queixo ao peito
Força

Pode acontecer sentirmos a vontade de fazer esta força ou não ( se a epidural tiver sido dada à menos tempo e se não tivermos esta vontade temos que ter em mente que temos de fazer força no sítio certo, o que pode ser difícil quando não sentimos muito bem a parte de baixo do nosso corpo).

Já tínhamos feito a visita à maternidade dos Lusíadas e adorámos, fomos ver o possível percurso que fazemos desde que damos entrada nas urgências ou no 2º piso, gostámos de tudo, a enfermeira era simpática, prática e descontraída e acima de tudo achei que os Lusíadas tentam ao máximo humanizar o parto, naquilo que podem como é óbvio.
O curso de preparação ajuda-nos a saber o que podemos pedir para que estejamos o mais confortáveis e participativas em todo o processo (tentar estar deitada o mínimo de tempo possível, andar e dançar no quarto, levar velas, pedir uma bola de pilates para ajudar, pedir para tomar um duche quente para ajudar a dilatação etc, etc).
Quando fizemos esta visita não fomos mesmo para a parte do bloco de partos e não vi a cadeira de partos (tinha muita curiosidade, pois já tinha ouvido falar que as novas têm umas perneiras, um apoio para os pés e uma espécie de apoio para as mãos, ambos  para nos auxiliarem na parte da expulsão ), mas ontem no curso estivemos a falar dela, das diferentes posições que permite, onde está o pai e onde queremos que ele esteja.
É bom porque nos vamos mentalizando de todo o processo lentamente e com calma.
T


Sem comentários:

Enviar um comentário