18 de outubro de 2012

Penúltima aula



Ontem foi a nossa penúltima aula.
Foi com a enfermeira Margarida, que é muito descontraída e foi quem deu o Workshop no sábado para os avós ( nós oferecemos o workshop aos meus pais porque sabemos que muitas vezes serão eles que ficarão a tomar conta do M. quando precisarmos de nos ausentar, a tia tem muita prática e não precisa destas coisas ).
Aprendemos essencialmente os sinais de perigo, falámos sobre os acidentes domésticos, primeiros socorros  e no final sobre criopreservação.
Agora que se avizinha esta nova fase tomamos consciência de coisas que no início nem pensamos e que passam completamente ao lado ( pelo menos para mim) falar de sinais de perigo e acidentes domésticos deixa-me...em pânico, nunca pensei nessas coisas do engasgar, do não respirar e ficar roxo, do síndrome de morte súbita...são coisas que temos de saber para saber como agir, porque se há coisas que esperemos que nunca nos aconteçam, o engasgar p.e vai acontecer e temos que ter a calma e o sangue frio para saber como reagir e ajudar o bebe.
Enfim, foi uma aula muito importante da qual gostámos muito.
Em relação à criopreservação quando falámos com a nossa médica ela deu-nos a opinião dela e nós tomamos a decisão de doar as nossas células para um banco público - Lusocord, mas a semana passada quando liguei para me informar, porque já tinha ouvido dizer que não estavam a aceitar mais doações até Dezembro, confirmaram-me aquilo que eu tinha lido e não estão a enviar os kits de recolha pelo menos até Dezembro deste ano.
O que nos deixou muito tristes e um bocadinho tremidos em relação à decisão.
Criopreservar num banco privado, sim ou não?
Ainda temos algumas semanas para decidir.
T

1 comentário:

  1. Olá querida, estás com a lição praticamente toda estudada para pores em prática quando receberes o M. :) Sobre a criopreservação é sempre aquela indecisão! Há tantas teorias que sobre esse assunto que confesso que quando chegar a essa fase tb não sei mesmo que decisão tomar. Eu acho que alguns médicos são um pouco reticentes à criopreservação das celulas, acham que é tudo um negócio. Como referiste o banco publico, aqui deixo uma noticia que li ontem na visão:

    http://visao.sapo.pt/relatorio-devastador-para-o-banco-publico-de-celulas-do-cordao-umbilical=f692056

    Não é para te preocupar mas acho que devias ter conhecimento.

    Beijocas

    ResponderEliminar