28 de novembro de 2012

Amamentação

Desde que soube que estava grávida que sempre tive intenção de amamentar o M.
Informei-me ao máximo, frequentei workshops, o curso de preparação para o parto incidia muito sobre esta parte, li muito.
Apesar de me ter esforçado por estar informada, não me sentia nada preparada.
Sabia que ia ser uma fase difícil, porque estamos em recuperação, porque as hormonas estão malucas, porque é doloroso.
O M. mamou logo na 1ª hora de vida, a enfermeira ajudou e ele fez logo uma boa pega.
No hospital mamava de 2 em 2h, mas parecia-me que ele não comia nada, em relação às dores que eu sentia, ainda eram suportáveis.
Quando tive alta, a obstetra alertou-me para as maminhas, disse-me que a subida do leite poderia acontecer entre o 3º e o 5 º dia após o parto, para eu estar preparada para quando sentisse o peito muito quente e rijo.
A minha subida de leite aconteceu ao 4º dia.
Não foi fácil... duches de água quente, toalhas quentes, bomba, massagens, cremes vários e um grande milagre Syntocinon, que é um spray que se aplica no nariz 5 minutos antes da amamentação, à base de ocitocina e que faz o leite fluir mais facilmente.
Tenho na cabeça uma imagem minha às 4h da manhã, a chorar, a pensar que não sabia o que fazer, que o M. não pegava na maminha (porque como é óbvio, estava demasiado rija para ele conseguir pegar) eu a precisar de retirar o leite, para não fazer mastites e coisas que tal, e simplesmente não saber o que fazer ou como o fazer.
Foi a 1ª vez que usei a bomba e apesar de ser doloroso, as coisas melhoraram.
A verdade é que esse dia passou e o outro e o outro.
Sabia que tinha de aguentar com isto uma a duas semanas, mas que depois disto a amamentação iria estabilizar.
Não recorri aos bicos de silicone, tentei aguentar ao máximo para evitar as cólicas.
Hoje o M. tem uma maminha preferida, uma que ele adora mais que a outra, mas as coisas compuseram-se e estão praticamente estáveis.
A fase má demorou cerca de 5 dias.
Ainda hoje quando o vou amamentar, reviro os olhos com dor, mas depois do 1º minuto passa.
Qualquer dia sei que não terei qualquer dor.
Fiquei contente por ter ultrapassado esta fase.
T

2 comentários:

  1. Olá querida, fico feliz por conseguires ultrapassar o "obstaculo" da amamentação :-) eu tb tenciono, qd for mãe, amamentar mas confesso que me assusta um pouco!

    Já vi que está tudo a recompor-se ;)
    beijocas

    ResponderEliminar
  2. Pois é amamentar dói um pouco, dói nos mamilos quando ele agarra e como o útero está a ir ao lugar tb sentes contracções ao mesmo tempo, mas com os dias a passar tudo melhora.
    Fico muito feliz por saber que conseguiste amamentar a 100% e que ele está a aumentar muito bem de peso.
    beijinhos

    ResponderEliminar