19 de dezembro de 2012

Hora do banho


A hora do banho cá em casa é uma dualidade, começa muito calmamente e termina em loucura.
A nossa intenção é fazer desta hora um momento de descontração e de relaxamento, depois do banho o M. "janta" e vai dormir.
Costumamos baixar as luzes para ficar só com uma luz ambiente, colocamos uma música suave e tentamos fazer com que ele chore o mínimo possível.
Ora vejamos:
No curso de preparação para o parto ensinaram-nos que a água devia estar entre os 37 / 38º  e aprendemos a técnica do banho com um boneco claro!
No hospital o primeiro banho do M. parecia um massacre, ele chorava, gritava, esperneava e eu só pensava: boa isto deve ser mesmo fácil, tal e qual como fizemos no curso!!!
O segundo banho foi dado pelo pai, igualmente aterrorizador.
Em casa, o primeiro banho foi feito tal como mandam as regras em relação à temperatura da água e o M. continuava sem gostar, continuava a chorar, a gritar, a escorregar das mãos ( sim no curso é tudo tãoooo fácil, mas depois em stress, com o bebé a berrar a escorregar por todo o lado é bastante diferente).
No 2º banho, tudo igual, pensámos que com o tempo se iria habituar.
Ao 3º banho, o R. deixou o termómetro de lado e decidiu colocar a água um bocadinho mais quente... resultado quando despimos o M. foi a choradeira total (como é sempre!) , até o lábio de baixo estremece, é mesmo de cortar o coração, depois quando o colocámos na banheira, silêncio... adorou, descontraiu e não deitou nem uma lágrima a mais durante o banho.
A partir desse dia o banho é tipo Spa, adora, mal entra na água não existe barulho, fica ali a olhar e a receber uns miminhos dos papás.
Quando estava grávida li um livro que recomendo da Tracy Hogg "Secrets of the Baby Wisperer: How to Calm, Connect and Communicate with your Baby", onde ela dizia que apesar de tudo o que possamos aprender, nós pais é que sabemos o que é melhor para o nosso bebé e por vezes as regras não servem para toda a gente de igual forma.
E assim foi, o nosso M. gosta da água mais quentinha do que dizem os livros e as enfermeiras e logo no 2º banho deixámos o termómetro de parte e preferimos ser nós a ver a temperatura ideal para o banho dele.
A parte de vestir também não é fácil, aquelas roupas mini mini, algumas com os pulsos demasiado apertados, cheias de molas, botões e lá estamos nós, puxa daqui, estica dali com o creme hidratante no corpo do pequeno M. o que torna todo o processo ainda mais difícil. 
Ele chora sempre nesta parte e aqui ainda não conseguimos melhorar, com o tempo vamos lá.
T




2 comentários:

  1. Acho que tudo é uma aprendizagem e que daqui a pouquinho já estarão uns Experts :-)

    ResponderEliminar
  2. Olás
    Espero que tenham tido um excelente Natal, o nosso também foi muito especial por termos o nosso menino connosco! Chorou a consoada toda, lol, mas foi uma delicia vê-lo alia ao pé de nós.
    Quanto ao banho o Tomás tb chorava imenso no início, primeiro porque têm muito frio e não gostam de estar despidos e portanto antes e depois do banho era um berreiro pegado. Depois começou a habituar-se e adora estar na água. A parte de pôr o creme e vestir é que ainda chora, mas normalmente porque já está com fome.
    Não creio que o banho o amoleça muito para dormir horas a fio de seguida, pelo menos connosco isso não acontece.
    Ainda bem que a consulta de rotina correu bem e que já podem começar a tentar ter outro baby.
    Vocês têm imensa coragem em querer logo outro de seguida! Nós nem pensamos em tal coisa... quem sabe daqui a 2 anos vamos buscar os embriões congelados...
    Beijinhos muito grandes para vocês e uma excelente entrada em 2013

    ResponderEliminar