18 de julho de 2013

Crescimento enquanto mães


Hoje li este post da ML e pensei em mim, este post podia ter sido escrito por mim, subscrevo tudinho!!! 
Lembrei-me dos primeiros tempos com o M. em casa ainda de licença, os finais de tarde em que ele chorava sem parar e eu não percebia porquê, do medo de ficar sozinha quando o R. chegava mais tarde ou fazia noitadas...
Da rotina cansativa do final do dia, banho, arranjar o M., dar jantar e deitar.
Esta semana o R. está com uma campanha grande e avisou-me que ia ser uma semana difícil e sim está a ser.
Para além de mil e um assuntos pessoais que tinha pendentes para resolver (fiz uma lista para acabar com eles antes das férias:  segurança social, finanças, bancos, seguros, consultas, ecografias, análises, inscrições na creche, reclamações, comprar prendas de casamento, etc.), marquei as reuniões de obra todas para 2ªfeira e para amanhã.
E este fim-de-semana tenho que trabalhar no duro também ( mas não importa, as férias estão aí e servem de cenourinha à nossa frente, de incentivo).
Depois de tudo, no fim do dia lá tenho a rotina do baby M. mas agora mais serena, confiante e calma.
Fiz sopa, preparei o banho, dei jantar, deitei o M. já não me faz diferença fazer sozinha ( claro que prefiro os fins do dia em que estamos os três na maior ternura e brincadeira) mas já não me atrapalho sozinha.
Quando estamos os três, o R. é quem dá o banho ao M., SEMPRE ( é o tempo do dia de pai e filho e ambos adoram), mas quando o pai não está , já não há stresse, está a mãe e a mãe cresceu, aprendeu e é capaz .
E embora ande exausta,  parece que já não me cansa como no início! 
Claro há excepções, por exemplo ontem parecia que nem me conseguia mexer de tãoooo cansada que estava, mas sinto que as rotinas nos ajudam e muito a controlar a ansiedade e os nossos bloqueios.
Mas que não é fácil não é... ser mãe é por si só trabalho a tempo inteiro =).
Que fazer?!
Sorrir, porque quando olhamos para os nossos bebés, quando os cheiramos e quando eles se apaixonam por nós ( e o M. anda tão apaixonado por mim!!!!) passa TUDO!
T

1 comentário:

  1. O que interessa é que há sempre algo mais forte que compensa toda essa correria...

    Bjo*

    ResponderEliminar